mmm
mmm
             
      Bem-Vindo      
       

NOTA: Todos os formandos deverão consultar os respetivos

horários que se encontram disponíveis na página da escola, no separador

CURSOS - HORÁRIOS

 

 
    mm mm  
     

NOVIDADES

- CALENDÁRIO ESCOLAR 2013 / 2014 - ATUALIZADO

- Exames ATUALIZADO

- Plano de Contingência
Gripe A (H1N1)v

- Anúncio

- Atividades

- PAP

   
           
             
          - 13 - PARLAMENTO DOS JOVENS  
             
          - 12 - DIA DA IGUALDADE  
             
          - 11 - PROJETOS A DECORRER  
             
          - 10 - HALLOWEEN  
             
          - 9 - ESCOLA MAIS VOLUNTÁRIA  
             
          - 8 - GERAÇÃO E+  
             
          - 7 - COOPERATIVA SUCEDE À FUNDAÇÃO  
             
          - 6 - APRESENTAÇÃO PARLAMENTO JOVEM  
             
          - 5 - VISITA DA EBIRP  
             
          - 4 - EUROPASS  
             
          - 3 - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO  
             
          - 2 - FESTIVAL DE CURTAS  
             
          - 1 - INÍCIO ANO LETIVO 2014/2015  
             
          - PROGRAMA COMEMORATIVO DO 15º ANIVERSÁRIO DA EPRG  
             
          - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DOS 15 ANOS DA EPRG  
             
          - ENTREGA DE DIPLOMAS  
             
          - DESFILE DE CARNAVAL  
             
          - FORMAÇÃO PARA ATIVOS  
             
          - INÍCIO CURSOS TECNOLÓGICOS  
             
          - FEIRA DE SEGURANÇA INFANTIL 2013  
             
          - CURSO DE BOMBEIROS NA COMEMORAÇÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA EPRG  
             
          - AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE BOMBEIROS  
             
          - EPRG PARTICIPA NO CANTAR ÀS ESTRELAS  
             
          - FORMANDOS DO CURSO DE CONTABILIDADE APRESENTAM O PRA  
             
          - SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DOS 15 ANOS DA EPRG  
             
          - QUADRO DE HONRA 2011/2012  
             
          - LANPARTY 2.0 - ORGANIZADA PELO CURSO GPSI 3º ANO  
             
          - Finalistas da EPRG participam no "Dia Aberto" da Universidade dos Açores  
             
          - EPRG PROMOVE "TEATRO NA ESCOLA"  
             
          - PALESTRA - EMPREENDEDORISMO - O FUTURO AO TEU ALCANCE  
             
           
             
          - PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015  
         


No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens a Escola Profissional da Ribeira Grande convidou uma ex-participante, Dra. Carmen Gaudêncio, e um Deputado Regional, Eng. Jorge Macedo. A Dra. Carmen Gaudêncio partilhou com os formandos a experiência vivenciada como concorrente do programa Parlamento Jovem, representando a Escola Secundária da Ribeira Grande. Já o deputado Eng. Jorge Macedo elucidou os formandos sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Ambos os contributos foram muito profícuos para a preparação dos nossos concorrentes ao programa Parlamento Jovem. A EPRG agradece a ambos a cooperação. 
  .


_

VOLTAR

 
             
           
             
          - DIA DA IGUALDADE 2014/2015  
         

Comemoração do Dia Municipal da Igualdade

A Escola Profissional da Ribeira Grande foi a entidade escolhida pela Divisão da Ação Social da Câmara Municipal  da Ribeira Grande para a comemoração do Dia Municipal da Igualdade, que consistiu numa ação de sensibilização em cooperação com a Associação UMAR. Assistiram à ação os cursos técnicos de Apoio Psicossocial e Recuperação do Património Edificado. Terminada a sessão, houve um debate muito interessante profícuo.







VOLTAR

 
             
           
             
          - PROJETOS A DECORRER 2014/2015  
         

Projetos a decorrer na EPRG em 2014/2015

A Escola Profissional da Ribeira Grande aderiu a 7 projetos, para desenvolver no presente ano letivo e encara-os como complementos à formação pessoal, social e profissional dos formandos. São eles:

1 – Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com as Direções Regionais da Educação e da Juventude e é dirigido ao jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, culminando com a realização de sessões nacionais, na Assembleia da República e regionais, na Assembleia da Região Autónoma dos Açores.
Este programa tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

2 – Escola Mais Voluntária, a EPRG candidatou-se através do projeto “Voluntário? Eu quero … Eu posso … Eu sou …” que pretende sensibilizar os formandos para práticas de voluntariado, promovendo uma maior articulação entre escola e comunidade.

3 – Plano Regional de Saúde pretende implementar medidas que terão como objetivo diminuir os comportamentos de risco relacionados com a saúde nos adolescentes e jovens da escola, contribuindo, a longo prazo, para uma melhor saúde para todos. Nesse sentido, a EPRG irá desenvolver atividades que envolvem toda a comunidade escolar.

4 – Programa “Geração e+: Criar talentos para construir o futuro” pretende dinamizar um conjunto de atividades junto dos formandos de modo a permitir o contato destes com a temática do empreendedorismo, O programa contempla a introdução de metodologias de aprendizagem inovadoras, inspiradas no conceito aprender/fazendo, com uma abordagem diferente daquela que podemos encontrar no ensino tradicional e terá como objetivo primordial incentivar os alunos a adotarem de um espírito de iniciativa e dinamismo que lhes permita concretizar projetos futuros com sucesso e nas áreas de desenvolvimento estratégico do concelho, nomeadamente turismo, mar e agricultura.

5 – Eco- Escolas é um programa internacional que pretende desenvolver ações promotoras de defesa do ambiente e, assim, reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental.

6 – Europass é um quadro comunitário criado para alcançar a transparência de qualificações e competências, promovendo a mobilidade na educação, formação e no mercado de trabalho. O projeto será implementado em todos os cursos.

7 – Programa de Prevenção de Comportamentos de Risco “Cuidar Mais Viver Melhor” onde serão desenvolvidas ações de sensibilização sobre violência no namoro, violência doméstica, igualdade de género, entre outras.

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - HALLOWEEN 2014/2015  
         

Formandos da EPRG animam Rua Direita em dia do Halloween

A Escola celebrou uma vez mais o dia do Halloween, não só com atividades desenvolvidas na escola, por todos os cursos profissionais como animou a rua direita da Ribeira Grande. A atividade foi desenvolvida pelo curso de Animador Sociocultural, com a organização do formador Alexandre Braga. A atividade recebeu a atenção de todos os que se cruzavam com os animadores espalhados pela rua.







Na escola, as atividades centraram-se no concurso de abóboras, em que participaram todos os cursos técnico-profissionais, sendo o vencedor o curso de Produção Agrária/Animal. Os cursos de Apoio Psicossocial e Animador Sociocultural executaram a montagem dos figurinos alusivos ao Halloween e o curso de Gestão e Equipamentos Informáticos efetuou a decoração da escola. Estas atividades estiveram sob a orientação da formadora de inglês Dulce Maré.






De referir que o curso de Recuperação do Património Edificado ofereceu a sua abóbora à Câmara por consistir numa
miniatura da mesma.
A Direção da Escola agradece o empenho de todos os que se envolveram na atividade, sem o qual não seria possível alcançar os resultados obtidos.

VOLTAR

 
             
           
             
          - ESCOLA MAIS VOLUNTÁRIA 2014/2015  
         

EPRG candidata-se ao Programa Escola + Voluntária

A Escola Profissional da Ribeira Grande candidatou-se à II edição do Programa Escola + Voluntária 2014/2015 com o projeto “Voluntariado? Eu quero … Eu posso … Eu sou …” que consiste em duas ações, a primeira será a composição de cabazes básicos, sendo entregue, com a cooperação da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal, a famílias carenciadas do concelho. A campanha de cabazes decorrerá durante seis meses, de novembro a abril, sendo atribuído, mensalmente, a um curso a responsabilidade da sua organização. A segunda consiste na animação de atividades de apoio a instituições.
Este programa é promovido pela Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com a Direção Regional da Educação e com a Direção Regional da Juventude e tem como objetivo primordial fomentar o dinamismo e interesse na promoção de uma cidadania plena.
A Escola Profissional da Ribeira Grande com este projeto pretende incentivar, nos formandos, a prática do voluntariado, valorizar a interajuda e a cooperação, proporcionar oportunidades de reconhecimento das capacidades e competências dos formandos participantes e promover uma maior articulação entre escola e comunidade. Para tal conta com a colaboração de toda a comunidade escolar. Vamos todos juntos ganhar a bandeira!

ESCOLA A CANDIDATAR-SE

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - GERAÇÃO E+ 2014/2015  
         

EPRG adere ao programa“Geração e+”

A Escola Profissional da Ribeira Grande adere ao programa “Geração e+”, em que estarão envolvidos os cursos técnico- profissionais do 1º ano, Animador Sociocultural e Produção Agrária/Animal. O programa é promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, através do gabinete de apoio ao empreendedorismo, em colaboração com uma equipa externa de colaboradores.
O programa “Geração E+: Criar talentos para construir o futuro”,  decorrerá no presente ano letivo e pretende dinamizar um conjunto de atividades junto dos formandos, de modo a permitir o contato destes com a temática do empreendedorismo, levando-os a desenvolver e estimular competências e capacidades empreendedoras. A apresentação pública do programa decorreu na escola Profissional da Ribeira Grande e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
O programa contempla a introdução de metodologias de aprendizagem inovadoras, inspiradas no conceito aprender/fazendo, com uma abordagem diferente daquela que podemos encontrar no ensino tradicional e terá como objetivo primordial incentivar os alunos a adotarem de um espírito de iniciativa e dinamismo que lhes permita concretizar projetos futuros com sucesso nas áreas de desenvolvimento estratégico do concelho, nomeadamente turismo, mar e agricultura.
Para ajudar neste projeto, um grupo de colaboradores da EPRG recebeu formação. Caberá a esta equipa a tarefa de implementar o programa junto dos formandos, desenvolvendo sessões de formação/sensibilização, organizando a atividade “Empreendedor por um dia”, contribuindo para o surgimento da ideia. O projeto culmina com a apresentação das ideias em concurso.





_

VOLTAR

 
             
           
             
          - COOPERATIVA SUCEDE À FUNDAÇÃO  
         

Cooperativa sucede à Fundação

A Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural da Ribeira Grande foi extinta, por obrigação da legislação em vigor, surgindo a Cooperativa “A Ponte Norte”, o que garantiu a funcionalidade da EPRG e demais valências, bem como os postos de trabalho dos 26 colaboradores.
 Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Dr. Alexandre Gaudêncio, reuniu-se com os colaboradores da Escola para explicar a transição da Fundação para a Cooperativa, no qual realçou o “importante papel desempenhado pela Diretora Geral da Escola, Teresa Silva, na solução desta situação”.
A verdade é que com a constituição de “A Ponte Norte – Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL”, não só ficam salvaguardados os postos de trabalho como estão criadas condições para o ensino profissional, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
São Cooperantes da Cooperativa o Município da Ribeira Grande, a Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a Associação Agrícola S. Miguel, a Associação Empresarial da Ribeira Grande, a Associação de Turismo da Ribeira Grande, a Cooperativa Ecos do Norte e o Clube Naval de Rabo de Peixe.











VOLTAR

 
             
           
             
          - APRESENTAÇÃO PARLAMENTO JOVEM 2014/2015  
         

EPRG participa na apresentação do programa Parlamento Jovem

A EPRG participou na apresentação do programa Parlamento Jovem 2014/2015, o qual decorreu no passado dia 13 de Outubro, na Escola Secundária Antero de Quental. Na cerimónia de apresentação estiveram presentes a Presidente da Assembleia Regional, Dra. Ana Luís e os Secretários Regionais da Educação e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Avelino Meneses e Isabel Almeida. A EPRG esteve representada pela Diretora Pedagógica, pela técnica do GOIAP e por 2 dos 10 formandos que participarão no programa.

 

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - VISITA DA EBIRP 2014/2015  
         

Alunos do ensino regular visitam EPRG

Alunos da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe visitaram a Escola Profissional da Ribeira Grande, com o intuito de conhecerem a dinâmica do ensino profissional.
Os alunos, acompanhados pela Diretora de Turma, foram recebidos pelas Diretoras Geral e Pedagógica e pela técnica do GOIAP que lhes apresentaram a Escola e responderam às questões e curiosidades colocadas. Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar duas salas de aulas em que estavam em formação os cursos técnicos de Gestão e Equipamentos Informáticos e Apoio Psicossocial.

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - EUROPASS 2014/2015  
         

EPRG implementa o Europass

A Escola Profissional da Ribeira Grande irá implementar, durante o presente ano letivo, o Europass a todos os cursos, reconhecendo ser uma imprescindível ferramenta para os formandos promoverem a sua oferta de emprego.
O Europass é um quadro comunitário criado para alcançar a transparência de qualificações e competências, promovendo a mobilidade na educação, formação e no mercado de trabalho.
De referir que a Escola Profissional da Ribeira Grande foi, este ano a escolhida para receber a ação de formação Europass CV, sendo o curso Técnico de Gestão e Equipamentos Informáticos o beneficiário na aplicação prática da sessão. Ainda no âmbito deste projeto, a Direção Técnico Pedagógica participou na sessão de apresentação do projeto Europass CV Júnior, decorrida na Escola Secundária das Laranjeiras, no dia 28 de outubro do corrente ano.



 

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO 2014/2015  
         

Colaboradores participam em ação de sensibilização sobre transporte

Colaboradores da EPRG participaram, no passado dia 2 de outubro, na ação de sensibilização sobre transporte de crianças/jovens em segurança, organizada pelo Comando Regional da PSP doa Açores, Esquadra da PSP da Ribeira Grande, através do MIPP – Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade Programa Escola Segura que decorreu sob a responsabilidade da Prevenção Rodoviária Açoriana.



_

VOLTAR

 
             
           
             
          - FESTIVAL DE CURTAS 2014/2015  
         

EPRG participa na 5ª edição do Festival de Curtas da Ribeira Grande

Os formandos dos cursos técnicos de Gestão e Equipamentos Informáticos e de Recuperação do Património Edificado assistiram, no passado dia 23 de Setembro, no teatro Ribeiragrandense, à 5ª edição do Festival de Curtas da Ribeira Grande, no qual foram exibidas mangas com produções internacionais, nacionais e regionais.

VOLTAR

 
             
           
             
          - INÍCIO ANO LETIVO 2014/2015  
         

A Escola Profissional da Ribeira Grande iniciou o ano letivo 2014/2015 a 22 de setembro, com 3 cursos profissionais, Gestão e Equipamentos Informáticos, 3º ano, Recuperação do Património Edificado e Apoio Psicossocial, ambos do 2º ano.
A 1 de outubro, iniciaram-se os cursos do 1º ano, Animador Sociocultural e Produção Agrária/Animal, os quais foram recebidos pelas Diretoras Geral e Pedagógica, pelos respetivos Diretores de curso e pela técnica do GOIAP. 
Desde o dia 20 de outubro a escola reforçou a sua oferta formativa com a abertura de 4 ações no âmbito do Programa REACTIVAR, passando de 5 para 9 cursos (5 técnico profissionais e 4 REACTIVARES).
Atualmente a EPRG conta com 194 formandos, 114 frequentam cursos técnico profissionais e 80 estão integrados em formação/cursos do Programa REACTIVAR, sendo a maioria do concelho da Ribeira Grande.

VOLTAR

 
             
             
           
             
          - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO RETROSPETIVA DOS 15 ANOS DA EPRG  
         

No passado dia 5 de fevereiro, dia em que comemorou 15 anos de existência, a Escola Profissional da Ribeira Grande inaugurou uma exposição retrospetiva subordinada ao tema “15 anos a criar raízes no futuro”.
A cerimónia teve lugar na sede da Escola e contou com a presença do presidente da Câmara da Ribeira Grande, Ricardo Silva, da Diretora Regional da Educação, em representação do Presidente do Governo dos Açores, Graça Teixeira, do primeiro Diretor da Escola, António Pedro Costa, do conselho de administração da Fundação, de representantes de entidades do conselho da Ribeira Grande, de colaboradores, de formadores e de formandos, tendo iniciado o programa das festas comemorativas do 15º aniversário da Escola que decorrerá até 31 de julho.

_

_



_

_

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - ENTREGA DE DIPLOMAS  
         

No passado dia 18 de setembro a Escola Profissional da Ribeira Grande esteve presenta na sede do Grupo Marques SGPS, na Ribeira Grande, na sessão solene de entrega dos certificados profissionais e dos diplomas de habilitações literárias dos colaboradores do grupo. Tratou-se de uma parceria entre a Escola Profissional da Ribeira Grande, a Rede Valorizar, e o Grupo Marques, que permitiu, assim, a valorização profissional e escolar de mais um grupo de cidadãos.

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - DESFILE DE CARNAVAL  
         

Formandos, colaboradores e formadores da Escola Profissional da Ribeira Grande participaram no desfile de carnaval, organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, que decorreu no passado dia 8 de fevereiro. O evento envolveu todas as escolas da cidade e proporcionou momentos de convívio e diversão propícios da festividade carnavalesca.

_

_

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - FORMAÇÃO PARA ATIVOS  
         

No passado dia 18 de fevereiro, a Escola Profissional da Ribeira Grande iniciou formação para ativos, na área de construção Civil. A oferta formativa consta de um conjunto de 8 ações: Desenho técnico; Projeto de arquitetura; Projeto de especialidades; Processos construtivos; Betão armado e pré esforçado; Práticas de betão armado; Implantação da obra e Preparação e obra - condução, num total de 325 horas. A cerimónia de abertura contou com a presença da Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Presidente da Câmara da R.G. (representado pela Diretora Geral da EPRG), os administradores do Grupo Marques e a Direção da EPRG.

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - INÍCIO CURSOS TECNOLÓGICOS  
         

No passado dia 27 de fevereiro, a Escola Profissional da Ribeira Grande iniciou 2 novos cursos tecnológicos, no âmbito do programa REACTIVAR, Agente em Geriatria e Instalador Reparador de Computadores. Os cursos, constituídos por 40 formandos, (20 em cada curso) destinam-se a desempregados com o 9º ano de escolaridade e  decorrerão até dezembro de 2013 e irão permitir a valorização profissional dos formandos.



_

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - FEIRA DE SEGURANÇA INFANTIL 2013  
         

Decorreu de 18 a 22 de Fevereiro a "FEIRA DA SEGURANÇA INFANTIL 2013" no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Ribeira Grande, organizada pela Esquadra da PSP da Ribeira Grande, no âmbito do Programa Escola Segura, com a colaboração da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande e com a Escola Profissional da Ribeira Grande.
Esta Feira de Segurança teve como objetivo primordial, reunir o maior número de informação pedagógica inerente ao tema, num mesmo espaço amplo e dinâmico, no sentido de ser debitada de forma construtiva e sobretudo devidamente direcionada.
Foi visitada por 815 crianças das Escolas do Concelho: da EB1/JI da Matriz; da EB1/JI da Conceição; da EB1/JI da Ribeirinha; da EB1/JI Madre Teresa D’Anunciada; da EB1/JI Santa Bárbara e da EB1/JI dos Foros.
No recinto dinamizaram ateliês a Câmara Municipal da Ribeira Grande – Biblioteca Pública, a Escola Profissional Ribeira Grande, o Clube Protecção Civil da EBIRG, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a Prevenção Rodoviária Açoriana e o IAC - Instituto de Apoio á Criança.
Salienta-se ainda que a presente iniciativa contou com o apoio logístico da Câmara Municipal da Ribeira grande e financeiro da AMISM – Associação dos Munícipes de São Miguel.
Relevamos a dedicação e o empenhamento tido por parte de todos  aqueles que fizeram parte integrante desta Feira, em especial a disponibilidade demonstrada pelos alunos do curso de Infância da Escola Profissional da Ribeira Grande.  Concluímos assim que a Feira de Segurança foi uma iniciativa bem sucedida.

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - CURSO DE BOMBEIROS NA COMEMORAÇÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA EPRG  
         

No passado dia 5 de fevereiro, a EPRG comemorou 15 anos de existência. A data foi celebrada com a inauguração de uma exposição retrospetiva subordinada ao tema “15 anos a criar raízes no futuro”. A efeméride contou com a preciosa colaboração dos formandos do curso de Bombeiro, do programa REACTIVAR, sem a qual não teria o resultado obtido. Os formandos prestaram continência às personalidades convidadas como o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a Diretora Regional da Educação, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, o Comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e um representante da comissária da PSP da Ribeira Grande.
Após a visita à exposição, os ilustres convidados, colaboradores, formadores e formandos assistiram à Ordem Unida, seguindo-se um exercício de salvamento e desencarceramento com a utilização dos respetivos veículos.
A Escola reconhece e agradece o envolvimento e o sentido de pertença a essa instituição demonstrada pelos mesmos. O agradecimento estende-se ao formador José Nuno Moniz pelo esforço desenvolvido no acompanhamento e preparação dos formandos.

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - AULA PRÁTICA DO CURSO DE BOMBEIROS  
         

No âmbito da unidade de formação de curta duração - técnicas de salvamento em grande ângulo – o curso de Bombeiro, sob a orientação do formador José Nuno Moniz, organizou aulas práticas no Miradouro de Santa Iria, na Ponta das scuts, na vila de Rabo de Peixe e nas Capelas com o objetivo de aplicar as técnicas e as operações necessárias aos diferentes ambientes que se podem configurar no salvamento de grande ângulo.

VOLTAR

 
             
           
             
          - EPRG PARTICIPA NO CANTAR ÀS ESTRELAS  
         

No passado dia 1 de fevereiro a Escola Profissional da Ribeira Grande participou no cortejo Cantar às Estrelas, organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande. Cerca de 60 elementos entre Direção, colaboradores, formadores, formandos e ex-formandos cumpriram mais um ano a tradição da Escola nesta parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.



VOLTAR

 
             
           
             
          - FORMANDOS DO CURSO DE CONTABILIDADE APRESENTAM O PRA  
         

No passado dia 24 de abril os formandos do curso Técnico de Contabilidade, S3-A, programa REACTIVAR, apresentaram o Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) concluindo assim o seu percurso formativo.
O PRA é uma coleção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos ao longo do curso que sustenta a validação das competências evidenciadas, quer de âmbito escolar, quer profissional.
Daí terem apresentado no fim do curso a um júri constituído pelas Diretoras Geral e Pedagógica da Escola, pela Diretora de Curso, pelo Técnico Oficial de Contas da Escola e pelo Administrador Delegado da Empresa Ribeira Grande Mais e obteve a classificação média de Bom.
O curso Técnico de Contabilidade,S3-A, com duração de 18 meses, obteve uma taxa de sucesso de 94%, tendo iniciado com 17 formandos e terminado com 16, todos com aproveitamento, tendo conferido aos formandos não só a certificação na área de contabilidade como o 12º ano.
A Direção da Escola, bem como os membros do júri do PRA congratulam-se com os resultados obtidos e desejam aos formandos os maiores sucessos pessoais e profissionais.

VOLTAR

 
             
           
             
          - SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DOS 15 ANOS DA EPRG  
         

No âmbito das comemorações dos 15 anos da EPRG, decorreu, no passado dia 5 de abril, no teatro ribeiragrandense, uma sessão solene para homenagear personalidades relevantes para a Escola e para entregar aos formandos os diplomas do quadro de honra 2011/2012.
A cerimónia contou com a presença do presidente da CMRG, a Diretora Regional da Educação, a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, a Adjunta para a Cultura e Educação da CMRG e vogal do Conselho de Administração da FDSPCRG, a Direção da Escola, os homenageados, Presidentes de Conselhos Executivos das Escolas Secundária da Ribeira Grande e Profissional de Capelas, o presidente da Direção dos Bombeiros VRG, Comissários da PSP, colaboradores, formadores e formandos.
Os homenageados representam personalidades marcantes para o desenvolvimento e crescimento da EPRG, sendo eles: Dr. Rui Bettencourt (antigo Diretor Regional do Trabalho e Qualificação Profissional); Dr. António Pedro Costa (antigo presidente da CMRG E principal responsável pela abertura da EPRG, sendo o seu primeiro Diretor); Dr. Francisco Xavier Rodrigues (Diretor Geral da Escola de 2011 a 2008, tendo acumulado funções de Diretor Geral, Diretor Pedagógico e Diretor Administrativo e Financeiro de 2001 a 2003); Dra. Paula Stone (Diretora Pedagógica de 2003 a 2008); Dra. Ana Silvestre (Diretora Pedagógica de 2008 a 2011) e Alfredo Gago da Câmara (antigo formador da Escola e autor da letra e música do hino da Escola e das duas cantatas às estrelas da EPRG).
Aos homenageados, que contribuíram para o crescimento da Escola, queremos deixar aqui registado os nossos sentidos agradecimentos e felicitações.
No âmbito do quadro de honra 2011/2012 foram entregues 16 diplomas, 10 de excelência de assiduidade, 5 de honra ao mérito e 1 de honra à excelência. A sessão foi embelezada pela peça de teatro “Uma ida ao teatro” encenada e representada pelos formadores da Escola Joana Gomes e Alexandre Braga.

 

_

VOLTAR

 
             
           
             
          - QUADRO DE HONRA 2011/2012  
         

 

HONRA À EXCELÊNCIA

 

Curso Técnico de Design de Moda – 2º ano
Maria João Carreiro Melo
 
   
HONRA AO MÉRITO

 

Curso Técnico de Apoio à Infância - turma A, 1º ano
Márcia Catarina Borges Tavares
 
 

 

Curso Técnico de Energias Renováveis, 2º ano
Daniel Marcelino Ferreira Vieira
 
 

 

Curso Técnico de Gestão e Prog. de Sistemas Informáticos, 3º ano
Vanessa Filipa Pacheco Andrade Craveiro
 
 

 

Curso de Instalador Reparador de Computadores, PROFIJ, 1º ano
Lisandro Rafael Pereira Cabral
 
 

 

Curso de Acompanhante de Crianças, PROFIJ, 1º ano
Jéssica Cristina Pimentel Algarvio
 
 
EXCELÊNCIA DE ASSIDUIDADE - SUPERIOR A 99%

 

Curso Técnico de Vendas, 1º ano
Cátia Sofia Melo
 
 

 

Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 2º ano
Dino de Jesus Andrade Amaral
 
 

 

Curso Técnico de Apoio à Infância, turma A, 2º ano
Joana Sofia Melo Andrade
 
 

 

Curso Técnico de Design de Moda, 2º ano
Odília de Fátima Cabral Andrade
 
 

 

Curso Técnico de Energias Renováveis, 2º ano
Rodrigo Aguiar Sousa
 
EXCELÊNCIA DE ASSIDUIDADE - 100%

 

Curso Técnico de Apoio à Infância, turma B, 1º ano
Débora Carreiro de Melo
 
 

 

Curso Técnico de Apoio à Infância, turma B, 1º ano
Lígia Alexandra Moniz Oliveira
 
 

 

Curso Técnico de Apoio à Infância, turma B, 1º ano
Raquel de Fátima Ferreira Pacheco
 
 

 

Curso de Acompanhante de Crianças, PROFIJ, 1º ano
Marina Rafaela Andrade Vieira
 
 

 

Curso Técnico de Gestão e Prog. de Sistemas Informáticos, 3º ano

Rute Alexandra Faria Martins
 
 

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - LANPARTY 2.0 ORGANIZADA PELO CURSO DE GPSI 3º ANO  
         

A turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do 3º ano, organizou nos dias 2, 3 e 4 de abril a 2ª edição da LAN PARTY 2.0, na sede da Escola Profissional da Ribeira Grande. Estiveram a concurso jogos da categoria de estratégia (League Of Legends), Tiro (Counter-Strike) e desporto (FIFA 13 e WRC3).
Tratou-se de um evento aberto à comunidade em geral, contando com inúmeros participantes, e constituindo um modo de divulgar a EPRG, bem como de os formandos deste curso porem em prática os conhecimentos adquiridos a nível de instalação e configuração de redes, máquinas e software.

 

VOLTAR

 
           
             
          - Finalistas da EPRG no "Dia Aberto" da Universidade dos Açores  
         

Os formandos finalistas da Escola Profissional da Ribeira Grande participaram no “Dia Aberto” promovido pela Universidade dos Açores que decorreu no passado dia 16 de maio na Aula Magna do campus Universitário de Ponta Delgada. Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer aos formandos a oferta formativa e respetivas condições de acesso à Universidade, assim como conhecer as instalações da mesma.
No âmbito desta atividade, participaram, ainda, na Feira das Profissões organizada pela Direção Regional da Juventude que teve como principal intuito a partilha de experiências profissionais entre jovens que estão no mercado de trabalho, os que o vão integrar e os alunos do ensino secundário e profissional que estão a fazer as suas escolhas profissionais. Assim os nossos finalistas tiveram a oportunidade de assistir à apresentação animada de jovens empreendedores, cujo o espírito empreendedor se traduz em casos de sucesso em áreas tais como a arquitetura, a educação, o lazer, a animação social e turística, a saúde, o turismo, a agricultura, a culinária, o desporto e a fotografia.


_

 

VOLTAR

 
             
           
             
          - EPRG PROMOVE TEATRO NA ESCOLA  
         

No âmbito das comemorações do 15º aniversário da Escola Profissional da Ribeira Grande, decorreu, no passado dia 15 de maio, no Teatro Ribeiragrandense, a atividade “Teatro na Escola”. A atividade contou com a apresentação de 6 peças teatrais que envolveram formandos, formadores e colaboradores e teve como apresentadores dois formandos Ana Clara e Elson Caçador, dos cursos Técnicos de Turismo Ambiental e Rural e de Vendas respetivamente.
As velhas alcoviteiras” foi uma peça interpretada pelas colaboradoras Alexandra Melo e Mónica Vieira e pelas formadoras Paula Teodoro e Patrícia Costa.
O Banquete da Amizade” foi representado pelos formandos do curso Técnico de Apoio à Infância, turma A.
“Resposta na próxima paragem” foi interpretado pelos formandos do curso Técnico de Apoio à Infância, turma B.
”Aconteceu” foi representado pelo curso de Bombeiro/a (Programa REACTIVAR)
“Rosa Shok” foi interpretada pelo curso de Costureiro/a Modista (Programa REACTIVAR)
?????? foi interpretada pelo curso de Acompanhante de Crianças (PROFIJ)
A comunidade escolar da EPRG encheu o teatro Ribeiragrandense para aplaudir as suas “estrelas” que muito abrilhantaram e orgulharam a Escola.
A Direção da Escola congratula-se com os resultados obtidos, felicitando, o empenho e a dedicação demonstrada por todos os que se envolveram na atividade.

 

VOLTAR

 
           
             
          - PALESTRA - EMPREENDEDORISMO - O FUTURO AO TEU ALCANCE  
         

No âmbito da função do GOIAP “encaminhar os diplomados para o período pós-formação”,  decorreu, no passado dia 3 de junho na Escola Profissional da Ribeira Grande uma sessão de esclarecimento com o tema “Empreendedorismo: o futuro ao teu alcance!”, para os formandos finalistas.A sessão contou com duas apresentações, a do Dr. João Crispim pelo Centro de empreendedorismo da Universidade dos Açores e a do Dr. Paulo Carreiro pelo Gabinete do Empreendedor da DRAIC que abordou os sistemas de incentivo existentes na região.
A sessão teve como objetivo fornecer aos formandos finalistas os instrumentos disponíveis e sensibilizá-los, despertá-los para a necessidade de criar autoemprego.

 

 

VOLTAR